10 de março de 2011

BARCELONA, CARNAVAL, FUTEBOL E CINZAS; A ARTE VENCE

Por Marcelo Mendez


O amigo que acabou de pular a maior festa popular do Brasil que é nosso Carnaval, de certo deve ter ouvido falar em Colombina, Arlequin e no afamado Pierrot. O pierrot...Esse personagem criado a comedia dell'art de Paris é um sujeito que passava o ano todo alisando, cevando e cortejando a sua Colombina para, no meio do carnaval tomar uma bola nas costas do feliz Arlequin e passar os 4 dias de folia chorando e se acabando de paixão. Uma triste figura.


Traçando aquele nosso paralelo para falar de futebol, chego a conclusão que em São Paulo, nosso campeonato esta forrado desse personagem. Vejam no sábado; Palmeiras x Santo André jogaram num pacaembu em meio a chuva, frio e penumbra, fazendo jus a este clima com seu pobre e enfadonho futebol. Uma tristeza de se ver. Um 0x0 sem nenhuma criatividade, sem nenhuma alegria ao torcedor que se arriscou a gastar seus parcos trocado para assistir a peleja. E meu Palmeiras segue sua sina do futeboles burocratico.


São Paulo, Santos e Corinthians bateram seus adversários (Linense, São Caetano e Oeste respectivamente) pelos mesmos 2x0 sem maiores esforços. Então o que sobraria para o fã de futebol em meio a um sabado de carnaval? Nada. O deleite viria na terça feira a tarde em mais um show do Barcelona...


UEFA CHAMPIONS LEAGUE: Eita torneio chique!!! Mas eu já falei que nele, até o Beijoca, artilheiro chachacístico do Bahia dos anos 70, ficaria bonito e elegante. Os jogos são jogados em Madrid, Barcelona, Munique, Lion, Milão... todo com status de espetaculo de teatro ou como a mais fina ópera no Scala. O Barcelona com o brilhantismo de seu futebol, segue essa premissa à risca.


Caro leitor, existe no meio do futebol times e idiossincarisias que os caractrizam e o enriquecem. Liverpool e sua torcida, Milan, Real Madrid e seus titulos e nosso Barcelona. Para o time do barça, não basta apenas ganhar os jogos. Futebol para o catalão é muito mais que apenas um jogo, um esporte tão somente. É prova de auto afirmaçãod e um povo, de uma tradição de toda uma cultura que vai a campo junto com a lendária camisa Azul-grená.


O time da Catalunha não se contenta em entrar em campo apenas “Pelos 3 pontos da tabela”. Os 11 jogadores entram no camp nou com a responsabilidade de dar um espetaculo aos seus torcedores apaixonados. Ontém, pelas 8ªs de final da Uefa Champions League foi assim.O Arsenal havia vencido o primeiro jogo na inglaterra por 2x1 e tinha a vantagem do empate contra o Barça. Restava portanto aos gooners saber usar a vantagem e ae é que são elas...


O ótimo técnico Arsene Wenger errou quando entrou com uma postura covarde em campo, para enfrentar 11 homens sedentos por arte e espetaculo. Foi um massacre.O Barcelona conseguiu 74% de posse de bola e jogou o primeiro tempo todo dentro do campo ingles. E numa jogada esplendorosa de Iniesta em um passe digno de um samba do Ze ketti, deixou Messi na cara do gol para tirar o goleiro com um totozinho e marcar 1x0. Para a sorte do Arsenal o primeiro tempo acabou assim. E para a mesma sorte inglesa, o Barcelona fez até um gol contra na volta do segundo tempo. Sergio Busquets meteu contra seu próprio gol, assinalando o 1x1 que interessava para a classificação do Arsenal. Só que o adversário não era um qualquer...


Amigos o Barça poderia ce cercar de cuidados defensivos. Venceria sem encanto, sem tanto transtorno, sem tanto traballho. Mas ae que pergunto, “Que graça teria a vida, sem essas coisas todas, sem emoção??” Pois é.O Barcelona foi todo para cima do Arsenal atras dos 2 gols que o interessava. Cheio de paixão, emoção e aquela furia santa que caracteriza os semi deuses. Teve Iniesta, Xavi, Dani alves, Messi, Adriano... Todo mundo amassando os ingleses e o gol se tornou um questão de tempo. Até ele então era só se divertir. Oras, porque correr atras de um objetivo com tanto sofrimento??O Barça o faz com leveza.


Faz com Messi dando cana, chapéu, drible... Faz com Xavi, um jogador cerebral que rege seu time, tal e qual Dave Brubeck regia Paul Desmond em Take Five. Faz com David Villa acertando uma bola para deixar o mesmo Xavi na cara do gol. Depois do 2x1, o gol de penalti de Messi, foi quase que um presente dos deuses do futebol inebriados com mais uma noite de gala no camp nou. O 3x1 veio porque nada diferente disso seria aceitável. O futebol merece um time como o Barcelona.


Ae penso na gente aqui...claro que não temos a estrutura e as cifras do Barcelona. Mas temos a mesma qualidade e principalmente o mesmo potencial aqui em nossos jogadores. Dorival Junior provou em 2010 à frente do Santos que isso é possivel de ser visto. Então porque diabo que temo que ver essas peladas tristes do nosso campeonato paulista? Que medo desgraçado é esse que os técnicos tem de perder os empregos e por seu time pra frente?


a eu sei que as perguntas não serão respondidas por eles. Então em protesto a isso não me recusarei a escrever sobre um pífio Nororeste x Palmeiras porque eu já sei de antemão absolutamente tudo que irá acontecer na partida. Futebol pobre e previsível. Façamos então o seguinte:Que cada um cante seu samba. E dane-se os burocratas ludopédicos!