1 de março de 2011

O FUTEBOL PAULISTA AOS OLHOS DE LUDIVINE SAGNIER

Por Marcelo Mendez

Ca estamos na Santa Segundona clássica do Canela de Ferro, a coluna futeboleira que não cansa de pecar por paixão. Se é que os disparates cometidos sob tal encanto podem ser considerados... pecados.E falando de encantos, sábado eu assisti novamente UMA MULHER DIVIDIDA EM DOIS do meus mestre magnânimo Claude Chabrol

Dentre todos os seus méritos, Chabrol tinha um feeling apuradissimo para escolher suas protagonistas femininas, tais como Romy Schnaider, Emanulle Beart e no filme em questão, a divina, bela e musa Ludivine Sagnier.Trata-se de uma mocinha francesa, loirinha, pequena, ex-modelo que chegou as telas de cinema através de um filme de François Ozon, de nome; SWIMMING POOL de 2003 quando contracenou com a lendária Charlote Rampling.

Ali, Ludivine fazia uma adolescente safada maravilhosa, uma ninfa que exalava sensualidade por todos os poros mas, por mais ordinário que seja esse cronista que vos redige as linhas tortas semanais, não me seduzi pelas curvas da francesinha. Foi o olhar. Aquela candura meio indefinida do azul daquele olhar, me deixou completamente embasbacado diante da telona. Chabrol percebeu melhor ainda.

Deu vida, atitude e força para a personagem que a menina fez em seu filme e revendo, chego a conclusão que o azul daqueles olhos tem uma divindade, uma sagração tamanha, que com certeza (embora eu creia que ela não ta nem aí pra isso...) possibilitaria a Ludivine hipinotizar o assassino Muhamar Kadhaf, e então convence-lo a pacificar a Líbia e depois sair vestido de Chacrete pelas ruas de Tripoli gritando; “Eu sou a Chiquita Bacana! Eu sou a Chiquita Bacana...”

Caros amigos que poderes inenarráveis tem aqueles olhos azuis. Mas pensando aqui para o tema que motiva nosso encontro semanal cá no Pastilhas... Será que com os olhos de Ludivine Sagnier, o futebol nosso aqui de São Paulo se tornaria algo mais apresentável?? Seria esse um problema de olhos, não tão sagrados como os de minha musa? Meus amigos... Mas que coisa chata que está se tornando o nosso futebol da paulicéia!Uma coisa modorrenta sem nada, absolutamente sem uma gota do desvario de outras paulicéias nobres que tanto fala sobre nossas origens e nossa terra. Que tédio! Começou no sábado com a pelada entre Santos x São Bernardo na Vila Belmiro.

Nem vou começar a falar dos caras que já desfilaram no sagrado estádio de futebol. Os que não são tão sagrados também já propiciaram noites bem mais agradáveis do que esta ultima. O Santos entrou em campo movido pelas idéias mirabolantes de Adilson Batista, técnico muito bom, trabalhador, honesto mas inquieto para o mal. Não consegue ver sua equipe jogando bem por 4 partidas seguidas e na menor brecha possivel ele pensa la com o isotônico dele a beira do campo; “Tenho que mexer, vou causar uma desavença que a paz num me agrada...” E assim fez!

Neymar arrebentou com o sulamericano sub 20, jogando bem, onde sempre jogou; Do lado esquerdo do campo, cortando pra diagonal. Nosso Adilson colocou o moleque do lado direito. Tinha um Maikkon Leite voando, metendo gol, jogando muito e subitamente, não escalou mais o rapaz. Tinha um Zé Eduardo finalmente jogando bem, levando as coisas a sério e sabe lá o diabo porque, escalou o decadente Diogo. O resultado disso foi a inconstância que ce viu em campo no ultimo fim de semana.

O Santos nunca foi senhor do jogo. Atacou o São Bernardo por mera chatice, conveniência estupida. Aqui no nosso futebol, a impressão que temos é que todos os papéis estão definidos em uma peça burlesca, sem a liberdade de improviso algum. Os times pequenos se defendem, entram com 3 zagueiros, 6 caras no meio campo, um solitário homem enfiado no meio dos zagueiros e então, fechadinhos atrás, ficam tomando sufoco e dando chutão o jogo todo. O time “grande” por sua vez, usa três zagueiros, abre dois atacantes para os lados que é para sofrer mesmo! Pelo amor de deus... Se o time usa 3 zagueiros, como, de que jeito, os dois atacantes abertos vão chegar ao gol??? Óbvio que sempre esbarrarão num muro e ainda terá uma sobra pra conte-los. Assim foi na vila belmiro.

O Santos, que dessa vez teve o Zé Eduardo. Não se sabe porque, o atacante começou a cair para os lados e foi facilmente marcado pela zaga do Tigre. Neymar por sua vez, quando fez uma mísera jogada do lado esquerdo que é onde ele tem que jogar, cavou um penalti totalmente mandrake e saiu na frente fazendo 1x0 se nenhum merecimento. Seguia a risca o script do papinho furado do “O que vale são os tres pontos...' Acontece que as vezes o futebol puni isso.

O São Bernardo no segundo tempo não fez nada demais. Apenas avançou o monte de volantes que tinha para marcar o Santos um pouco mais a frente. Quando roubava a bola, estourava portanto em cima da fraca zaga santista. Numa metida de bola, conseguiu achar um jogador lá para driblar o goleiro Rafael e sacramentar o 1x1 que se arrastou chatamente até o final. E nem o azul dos olhos de Sagnier toraria aquilo um pouco melhor!

No domingo não foi diferente.Entre Palmeiras x São Paulo no morumbi teve de tudo; Enchente no Morumbi, piscinão improvisado pelos torcedores nas arquibancadas, apagão, pancadaria em campo, reclamação, cai-cai... em instante algum se lembrava que aquilo era um partida de futebol. O torcedor que esperou mais de 1 hora de atraso para a peleja começar, dormiria se os acentos estivessem sequinhos. Um horror de jogo.

Com o campo feito um pasto encharcado, não deu para ver o ótimo Lucas jogando, Ainda teve os rápidos Fernandinho e Dagoberto dando trabalho aos lentos zagueiros do Palmeiras. Assim abriu o placar com Fernandinho. E venceria o jogo se Alex Silva não fosse tão burro e cavado sua própria expulsão. Com um homem a mais e um atacante de verdade que nem é la essas coisas, o Adriano, o verde de Palestra itália foi pra cima do São Paulo, martelou e conseguiu o mais burocrático e careta dos resultados: 1x1.

Depois do jogo a chatice continuou por coletivas, entrevistas e arredores do inundado estádio do Morumbi. Uma coisa indecente de se ver e acompanhar. Fico pensando se isso tem mesmo que ser assim. Será que não da pra pelo menos uma veizinha mísera que seja, será que não vai ser possível ver de fato uma partida de futebol autentica, com tudo que o torcedor merece ver? Bom...

Enquanto eles não decidirem eu fico com Ludivine...