24 de janeiro de 2011

MANIFESTO DA TRIVELA; A HORA E A VEZ DOS MENINOS TIRAREM AS CHUTEIRAS

Marcelo Mendez

Sabado a tarde é dia de carimbó no garajão da casa de meu amigo Marcio na rua tanger. A tia do amigo, Dona Nêga, bota o Pinduca pra tocar, o povo dança e a gente coloca a prosa em dia no Parque Novo Oratório. E o tema favorito, obviamente é o futebol..

La pelas tantas, Seu Honório falava da qualidade do futebol do seu Corinthians no que Laércio, corinthiano doente, justificou:“Ah mas precisa ganhar os pontos, não da pra enfeitar, nem brincar. Futebol é coisa séria...”Bom, então ta explicado porque o futebol dos clubes grandes de São Paulo é tão chato no Campeonato Paulista.

Amigo leitor que tem problemas de insonia, que faz uso de recursos químicos para embalar os sonhos pode ficar tranquilo. Nem o lexotan é mais eficaz para o sono, do que os “sérios” times do São Paulo, Palmeiras, Corinthians. O São Paulo tinha tudo para ter um fim de tarde de sábado feliz. Além do grande jogador Rivaldo, anunciado como grande reforço para a temporada, seu capitão e goleiro histórico, Rogério Ceni, caminha firme para os 1000 jogos com a camisa tricolor e, rumo aos 100 gols como goleiro! Além disso comemorava seu aniversário e tudo previa que no morumbi, teríamos uma tarde de gala. Mas acontece que a coisa tem que ser séria...

De maneira então... “séria”, Carpegiani escalou seu time com a maldição dos três volantes, Carlinhos Paraiba, Cleber Santana, Rodrigo Souto. Não teria problema algum, se um desses, saísse para o jogo, ajudando o meia Marlos a abastecer Fernandinho e Dagoberto a frente. Sem essa ligação, os atacantes ficavam a frente sozinhos, clamando para que algum dos marcadores da Ponte Preta, não fossem tão “sérios” e uma bolinha sobrasse. Ao contrário; sobrou uma, que rogerio ceni soltou na cabeça de thiago luiz. Final de baile:Ponte Preta 1 x0 São Paulo.

O Palmeiras então não vale a lauda. Na base da trombada, uma bola “achada” no final do jogo decretou o enganoso 1x0 pra meu verde, diante do Oeste em Itapolis. Mas e o Corinthians do meu vizinho Seu Honório? Pois é...Vivemos uma era onde a fantasia é quase um crime lesa-pátria! Nesses tempos pragmáticos, até a memória é deixada de lado em prol da dita seriedade. O Corinthians segue essa máxima à risca. Ninguém no Parque São jorge ta preocupado em saber os numeros de equipes como Boca juniors e Independiente, autenticos papões de titulos sulamericanos na tão sonhada competição. Passa longe do empolado Tite, que uma Libertadores pode ser encarada com leveza e qualidade. Oras amigos...Imaginem o melhor time do mundo, o Barcelona, sem as brincadeiras de Messi, Xavi e Iniesta? E isso não é produtivo? Vejamos; O Barça venceu TODOS os titulos de 2009/2010, teve tres jogadores concorrendo aos titulo de melhor do mundo, mais o técnico! E olha que o Josep Guardiola não lê livro de auto- ajuda, hein Tite?!?

No time do Parque São Jorge, os meninos não podem mais brincar. São cobrados para encarar uma reles partida contra um remendado Nororeste de Bauru, pelo Campeonato Paulista, como a batalha pela retomada de Constantinopla! É tudo duro, sem graça, sem alegria... O gol que abre o placar feito por Dentinho, vem de maneira sofrida, suada, de canela! Amigo leitor, de canela!! E ainda desviou no zagueiro pra matar o pobre goleiro do interior. Aí sim, diriam os pragamatas, “com seriedade, 1x0 no placar”. E sem nenhuma cerimonia, o grande Corinthians recuou estupidamente para segurar esse resultado e claro... Foi castigado.

Após Roberto Carlos tropeçar na bola, o nororeste arrancou para o contra ataque. E nas costas do péssimo lateral moacir, num tiro cruzado, empatou o jogo. Resultado que seria normal. Afinal de contas, num campeonato de 20 clubes, dos quais 8 se classificam, qual o problema de empatar um jogo desses na terceira rodada?? Mas aí que tá; Não há leveza nas relações do futebol atual.

Tite gostaria de chegar na coletiva e dizer isso que vos digo. Que esse resultado é perfeitamente recuperável e que isso não é problema nem de longe para quem tem uma fase classificatória complicada pra ser jogada. E porque não diz também? Willian Blake escreveu uma vez no seu Casamento do Céu com Inferno, que “Aqueles que reprimem o desejo assim o fazem porque o seu desejo é fraco o suficiente para ser reprimido”. Tite, que outrora fôra um técnico inovador, de idéias arejadas e lúcidas, hoje é apenas mais um burocrata da bola, enchendo o seu time de voltantes e alas, em busca de nada de encanto. Se contenta com “tres pontos”.

Enfretará o Deportes Tolima na quarta-feira, sobre os estgma do “jogo da vida”. A vida é triste demais aos que resumem ela à “um jogo da vida”. Assistirei isso por puro dever de oficio. Mas confesso aos amigos leitores que ficarei imensamente feliz se um moleque abusado contrariar essa lógica da seriedade tola. É como o samba...

Deixa o menino brincar, Tite...